Submissions/The organization of lusophone Wikipedia


Information

This is an open submission for Wikimania 2010.


Title of the submission
The organizations in cyberspace: the case of structuring and maintenance of lusophone (Portuguese language) Wikipedia
Type of submission (workshop, tutorial, panel, presentation)
presentation or panel
Author of the submission
Pietro Fornitano Roveri (speaker) User:Pietro Roveri and André Lucirton Costa (co-author)
E-mail address or username (if username, please confirm email address in Special:Preferences)
pietro@usp.br
Country of origin
Brazil
Affiliation, if any (organization, company etc.)
Universidade de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo and Universidade de Franca.
Personal homepage or blog

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4593275D4&idiomaExibicao=1

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4593275D4&idiomaExibicao=2

30-word contribution & benefits statement

Results of interviews performed with 18 major contributors of Pt Wikipedia. The interviews addressed: activities outside the Wikipedia, political motivations, characteristics of work on Wikipedia and perception of the importance of Wikipedia in society.

Abstract
This paper aims to analyze the structure and maintenance of Lusophone Wikipedia, in particular the political aspects mediated by a socio-technical framework. The methodology is netnography, supported by interviews, which were applied according to qualitative criteria. The questions were prepared in order to analyze the characteristics of the action of respondents in the project, as well as their motivations. The results indicate that the main activities are managing, formatting and insertion information. There is a political system that provides substrate for the formation of a domestic public opinion, that can influence the traditional political system, but such political motivation is not mentioned by the interviewees. In conclusion, it appears that is the nature of the work of the members of the main focus of analysis in this type of organization.


Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a estruturação e a manutenção da Wikipédia lusófona, em especial os aspectos políticos mediados por um arcabouço sócio-técnico. A metodologia é a netnografia, suportada por entrevistas que foram aplicadas de acordo com critérios qualitativos. As perguntas foram elaboradas no sentido de analisar as características da ação dos entrevistados no projeto, assim como suas motivações. Os resultados obtidos indicam que as principais atividades são de gestão, de formatação e atividades de inserção. Há um sistema político que oferece substrato para a formação de uma opinião pública interna que pode influir no sistema político tradicional, porém tal motivação política não é mencionada pelos entrevistados. Para concluir, se verifica que é a natureza do trabalho dos membros o principal foco de análise nesse tipo de organização.

Resumo expandido

A consolidação da tecnologia digital permitiu a emergência de modelos organizacionais fundamentados exclusivamente no ciberespaço que romperam paradigmas mercadológicos, sem alterar a lógica econômica vigente. O professor Yoschai Benkler (2002) observa o surgimento de um novo modelo de produção baseado nas organizações colaborativas. São organizações descentralizadas com relações fundamentadas no ciberespaço e que produzem bens não-rivais através do esforço coletivo e voluntário de seus membros. Alguns modelos de trabalhos realizados por comunidades cooperativas seriam verdadeiras “obras-prima” do esforço coletivo. A enciclopédia livre, Wikipédia, o sistema operacional Linux e os outros softwares livres e colaborativos são exemplos desse fenômeno.

Com base nesse cenário, o objetivo do trabalho é analisar a estruturação e a manutenção da Wikipédia lusófona, em especial os aspectos políticos mediados por um arcabouço sócio-técnico. Levy (2003), Lemos (2005) e Silveira também destacaram a Wikipédia como um fenômeno oriundo da consolidação da tecnologia digital na sociedade contemporânea. É uma enciclopédia digital, de conteúdo aberto, construída por voluntários que se responsabilizam pelo conteúdo editorial. Apesar de estar juridicamente vinculada a uma fundação, a Wikimedia Foundation, como um projeto, a enciclopédia é autônoma, fato este que permite uma análise isolada da Wikipédia, sobretudo em face das suas relações de produção de conteúdo. Em dezembro de 2009, a Wikipédia possuía aproximadamente 10.000.000 artigos em 256 línguas, destes 500.000 em linguagem lusófona (WIKIPEDIA, 2009), se difere das outras enciclopédias por não possuir um conselho editorial e pelo modelo autoral baseado na liberdade de cópia, distribuição e alteração. Ao contrário da Enciclopédia iluminista, escrita e editada por nomes como Diderot, Rousseau, Voltaire e Montesquieu, na Wikipédia qualquer pessoa pode incluir um novo verbete ou alterar algum já existente, cada leitor é um potencial colaborador. Porém, há uma regulação política onde deve prevalecer o consenso.

Benkler (2002), Levy (2003) e Lemos (2005) sinalizam para a importância fundamental da estrutura tecnológica nos novos processos de colaboração e organização sociais. Porém, embora uma análise inicial sobre o ciberespaço possa se deixar ofuscar pela maravilha tecnológica envolvida nas relações ocorridas em ambientes digitais, é sempre preciso recordar o papel primordial exercido pelo ser humano dentro desta dimensão (Levy, 1993, 1996, 1999). Em resumo, o ciberespaço não é uma infra-estrutura técnica de telecomunicação, mas certa forma de usar as infra-estruturas existentes, assim como suas imperfeições e desigualdades, por meio de qualquer tipo de enlaces físicos.

A metodologia é a netnografia, suportada por entrevistas que foram aplicadas de acordo com critérios qualitativos. Segundo Christine Hine (2000, 2005), a etnografia, em sua forma básica, consiste em que o pesquisador adentre no mundo que estuda por um tempo determinado e leve em consideração as relações que se formam entre quem participa dos processos sociais. Ainda de acordo com Hine (2000), a etnografia digital é uma metodologia ideal para iniciar esta classe de estudos, pois serve para explorar as complexas relações existentes entre as afirmações previsíveis das novas tecnologias em diferentes contextos, como jogos, espaços de trabalho, meios de comunicação de massa, etc. Nesse sentido, de acordo com Amaral (2008), uma etnografia virtual pode ser utilizada para observar com detalhe as formas de experimentação do uso de uma tecnologia, se fortalecendo como método justamente por sua falta de receita, sendo um artefato e não um método protocolar, é uma metodologia inseparável do contexto onde se desenvolve, sendo considerada adaptativa.

O roteiro de entrevistas continha perguntas que foram elaboradas no sentido de analisar as características da ação dos entrevistados no projeto, assim como suas motivações. Por se tratar de um trabalho qualitativo, se julgou pertinente utilizar os integrantes da “Lista de usuários por número de contribuições” (WIKIPEDIA, 2009), com aproximadamente 90 nomes de usuários, como foco de possíveis respondentes da pesquisa. No total foram 18 entrevistas respondidas, destas 7 através de comunicador instantâneo e outras 11 por correio eletrônico. Entre os 18 entrevistados apenas 1 não integrava a lista dos maiores contribuidores do projeto, além disso, 2 eram burocratas e 9 eram administradores, cargos obtidos com base no histórico e confiança obtidos frente à comunidade. Ainda, houve entrevistados residentes no Brasil, Portugal, Moçambique e Guiné-Bissau. Tais considerações serviram para validar o caráter qualitativo da pesquisa, uma vez que são entrevistados ativos na comunidade, com diferentes graus de liberdade no uso do software e de diferentes localidades geográficas. As questões foram construídas com o objetivo de identificar as formas de contribuição e as motivações dos contribuintes. O primeiro bloco de questões deveria fornecer informações sobre as atividades econômicas dos entrevistados fora do projeto. Outro conjunto de perguntas possuía o intuito de analisar se havia motivação política tradicional por parte do entrevistado, bem como seu grau de consciência de participação nas dimensões institucionais da sociedade. O terceiro bloco de perguntas buscava informações em relação ao trabalho realizado no projeto e eventuais participações no processo político interno da comunidade. Por fim, o quarto bloco de questões visava identificar a percepção dos entrevistados sobre a relevância da sua ação na Wikipédia frente à sociedade como um todo.

No que concerne à estruturação se observou que há um arcabouço de governo que sustenta as ações do projeto, mantido principalmente pelas diferenciações na liberdade de uso do software. Tais liberdades possuem regras pré-estabelecias e são alcançadas em face da dedicação do usuário ao projeto, bem como sua habilidade de relacionamento com o corpo de poder. Os wikipedistas se dedicam às atividades de acordo com seu ramo de interesse ou conhecimento técnico da ferramenta wiki e o fazem sem receber qualquer compensação financeira. Os entrevistados realizam as mais diferentes atividades possíveis no projeto, alguns possuem a liberdade no uso do software que lhes confere as tarefas de administração ou de burocracia, percebe-se que o direcionamento das ações se baseia no interesse pessoal por determinados assuntos e/ou tarefas. As atividades dos entrevistados se encaixam basicamente em três concepções: atividades de gestão como trabalho advindo das liberdades de software, atividades de formatação para enquadrar os artigos nos padrões e atividades de inserção ou pesquisa que seriam as atividades para propor novos artigos ou melhorar os que já existem. Quanto à manutenção da Wikipédia verificou se que há um norteamento ao consenso em todas as relações e este é norteado pelas políticas gerais do projeto, ou seja, as noções de liberdade em relação ao conhecimento em contraposição à propriedade do conhecimento exercem forte influência no momento de obter uma idéia consensual, apesar de alguns integrantes entenderem que em determinadas situações o consenso não ocorre por meio do convencimento, mas sim via votação. Existem canais para um membro contestar as regras gerais da comunidade, entretanto este deverá ter seus méritos reconhecidos pelos pares para qualificar sua opinião.

Em face das observações e das respostas às entrevistas é possível analisar que a Wikipédia, em sua finalidade de propagar o conhecimento de forma livre, gera uma esfera pública que irá influir na política interna. Tal opinião pode vir a exercer força sobre o sistema político de Estado na medida em que os acessos às informações se tornam mais comuns à população em geral. Outro fator que deve ser destacado é o papel do consenso na formação dos artigos que, possivelmente, refletirão nesta opinião pública da Wikipédia. O consenso é uma das diretrizes fundamentais do projeto e realizado por meio de sucessivos esforços de debate nas páginas destinadas à discussão, portanto pode ser entendido como algo semelhante à vontade geral da comunidade e é obtido após esforços comunicativos. Todavia, é preciso relacionar esse fato de forte consciência política interna com a total ausência de respondentes que dizem participar do sistema político tradicional, o de Estado. A crítica ao sistema político de Estado não foi alvo direto da análise da pesquisa, entretanto essa dicotomia pode indicar uma descrença do aparelho estatal e/ou, ainda, a potencialidade da tecnologia digital em germinar comportamentos oprimidos pelas forças sociais. Finalmente, o trabalho se limita às informações obtidas exclusivamente em uma organização que, apesar de expoente teórico, não pode ser considerada como universal.


Track (People and Community/Knowledge and Collaboration/Infrastructure)
People and Community
Will you attend Wikimania if your submission is not accepted?

Yes.

Slides or further information (optional)

This presentation is based on my master's dissertation, is avaliable in: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-28012009-131500/ The co-author was the advisor teacher of the dissertation and will not attend the event.


Interested attendees

If you are interested in attending this session, please sign with your username below. This will help reviewers to decide which sessions are of high interest. Sign with four tildes. (~~~~).

  1. Solstag 19:09, 3 May 2010 (UTC)[reply]
  2. SimsimTee 20:52, 10 May 2010 (UTC)[reply]
  3. Everton137 04:02, 12 May 2010 (UTC)[reply]
  4. Nevinho 19:13, 13 May 2010 (UTC)[reply]
  5. Kocio 13:22, 2 June 2010 (UTC)[reply]
  6. Waldir 07:50, 16 June 2010 (UTC)[reply]